A JUVENTUDE QUER VIVER!


O nome deste projeto já é uma afirmação daquilo que ele busca. Lutar pela vida das juventudes é comprometer-se com o convite de Jesus à vida plena. Na Civilização do Amor não pode haver morte, preconceito, dor e extermínio. A “Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens” é uma das ações assumidas e dinamizadas pelo A Juventude quer viver/AJQV. De forma prática, ele busca posicionar-se publicamente sobre temas que afetam diretamente a vida da juventude, como também construir estratégias de participação e intervenção política nos diversos setores sociais organizados (governamentais e não governamentais), buscando mobilizar a juventude pela garantia de direitos.



Em 28 de novembro de 2009, jovens de todo Brasil participaram do ato de lançamento da campanha nacional contra a violência e o extermínio de jovens promovida pelas Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular), com o apoio do Setor Juventude da CNBB e do Fundo Nacional de Solidariedade.
De acordo com o material distribuído durante o lançamento pela coordenação da campanha, a iniciativa é uma ação articulada por diversas organizações para levar a toda a sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, através de ações de formação política, ações de massa e divulgação e intervenções de monitoramento da mídia contra a violação de direitos humanos.

A campanha vem sendo organizada desde maio de 2009 e conta com o apoio de inúmeras organizações de juventude de todo o país. Durante o lançamento, jovens das Pastorais da Juventude apresentaram os eixos da campanha e em seguida pintaram com as suas próprias mãos um grande painel representando a marca da campanha: várias mãos abertas indicando um “basta” a toda forma de violência.

Nenhum comentário: