CONHEÇA A PASTORAL DA JUVENTUDE

QUEM SOMOS

A PJ – Pastoral da Juventude de Salvador é uma ação organizada da Igreja, vinculada à Arquidiocese de São Salvador da Bahia, voltada para a evangelização da juventude, ajudando-os a descobrir, assimilar e comprometer-se com a pessoa de Jesus Cristo e com o seu Evangelho, através de processos de educação e amadurecimento da fé, realizando atividades de articulação dos grupos de base nas Paróquias e Foranias, dentro da área de abrangência da Arquidiocese de Salvador.

PASTORAL – Porque nosso modelo é Jesus, nosso Pastor. Fazer pastoral é fazer o que Jesus fez, é continuar sua missão. Pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue Jesus Cristo. É ação organizada que atende uma realidade específica.

DA – Pastoral DA Juventude e não DE Juventude. Significa que é dos jovens. É o jovem sendo apóstolo do próprio jovem. O Jovem é o protagonista.

JUVENTUDE – É uma fase de grandes transformações em que a pessoa busca sua definição pessoal e social. É o momento de tomada de posição diante da vida, decidindo entre diversas opções que podem determinar o futuro. É tempo de viver, com entusiasmo, a busca da utopia.


IDENTIDADE

Somos jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecidos e, a exemplo de Jesus Cristo, fazemos opção pelos pobres e jovens. Encontramo-nos em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade, a partir de uma formação integral e mística própria.
Somos grupos de jovens motivados pela fé, atuando dentro das comunidades eclesiais, a serviço da organização e animação das comunidades. Organizamo-nos a partir das coordenações dos grupos, paróquias, setores ou regiões pastorais, diocese e regional, ligados à Igreja do Brasil e da América Latina. Assim, construímos e registramos nossa história, criando unidade na diversidade.
Atuamos também na sociedade, inseridos nos movimentos sociais, com destaque para a participação político-partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana. E, diante de uma política desumana, da manipulação dos meios de comunicações e de uma realidade tão diversa, ousamos assumir e propor os Projetos da Pastoral da Juventude do Brasil, como alternativa na construção da Civilização do Amor, sendo presença gratuita e qualificada no meio da juventude, atuando também em parceria com outras pastorais e organizações da sociedade.
Somos PJ organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo, no acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos. Somos jovens felizes, apaixonados(as), ternos(as) e motivados(as) pela fé. Encaramos a vida como grande potencial criativo, valorizando as artes (danças, poesia, música, etc.), o lazer, o corpo, o símbolo, as culturas; com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino.

ESPIRITUALIDADE

A espiritualidade é o que nos alimenta e nos dá vida. É o sopro de Deus que age em nosso ser. Todos nós temos, já pela escolha de Deus, um espírito que nos anima. Essa espiritualidade necessita ser alimentada no dia a dia e no contato íntimo com Deus através da palavra, que nos leva a se comprometer com o outro e a outra, com a comunidade e com a transformação de tudo que é contrário ao que Deus quer. Por isso dizemos que a espiritualidade da Pastoral da Juventude é:

Cristocêntrica – Centrada em Jesus Cristo, amigo e companheiro de caminhada;

Mariana – Maria se compromete com o projeto de Deus. É exemplo de fidelidade, disponibilidade e entrega;

Comunitária e Eclesial – Pois é no grupo e na comunidade que o jovem se identifica, partilha suas experiências e seus sonhos;

Leiga e Missionária – A presença do Espírito Santo nos grupos e nas comunidades instiga o jovem a servir os outros e a descobrir sua vocação missionária;

Encarnada e Libertadora – O filho de Deus se encarna na realidade humana. Tem uma ligação de fé e vida. Tal presença é ativa e efetiva lutando pela libertação.;

Orante – Valoriza os momentos de oração pessoal e comunitária. A liturgia e as celebrações expressam a espiritualidade que nos alimenta e anima;

Celebrativa – A alegria da juventude manifesta-se na celebração da vida e do Espírito como festa inspirada na vitória Pascal. A realização de encontros, festas, liturgia, caminhadas, etc. são momentos de viver o Deus-felicidade que nos anima e revigora para a ação concreta.

A Teologia da Libertação é a nossa referência com a fundamentação da fé, o compromisso de luta e os pés no chão. Nossa opção é de uma espiritualidade da libertação e da opção da Igreja pelos pobres. Podemos dizer então que a espiritualidade das Pastorais da Juventude é uma espiritualidade da alegria e anúncio de Jesus da vida, com a cara e o jeito da juventude. Por isso necessitamos investir na nossa formação espiritual, participando e realizando momentos de estudo da palavra, Escolas Bíblicas e Litúrgicas e conhecimento do Ofício Divino das Comunidades e da Leitura Orante, para cultivar uma espiritualidade inculturada e ecumênica.

MISSÃO

A Missão é o que dá vida e sentido para a PJ. É o eixo determinante. É com o nosso agir concreto de jovens que participamos da comunidade eclesial e damos testemunho de nossa fé, inspirados(as) na pessoa e na proposta de Jesus Cristo e animados(as) pelo Espírito Santo. A PJ, como parte da Igreja Latino-Americana, assume a evangélica opção pelos pobres e jovens. E nós, jovens, protagonistas da PJ, vamos ao encontro de todos os jovens, nas diversas realidades eclesiais e sociais, sendo sensíveis e solidários(as) às suas dores, desejos, alegrias, necessidades, potencialidades e anseios. Queremos que todos nós, jovens, sejamos comprometidos(as) com a libertação individual e coletiva, resgatando a cidadania. Queremos ser capazes de denunciar profeticamente as estruturas e as situações de morte, anunciando e testemunhando o Reino do Deus da Vida. Por isso, buscamos descobrir alternativas e propor ações concretas que respondam aos problemas que nós vivemos. Procurando utilizar recursos, pedagogia e linguagem jovens, que contribuam para transformar a realidade e concretizar os sinais da CIVILIZAÇÃO DO AMOR – “O ANO DA GRAÇA DO SENHOR”.


METODOLOGIA 

Método Ver-Julgar-Agir-Rever-Celebrar:

O método ver-julgar-agir-rever-celebrar procura integrar fé e vida. Parte da realidade e leva a uma ação transformadora.

Ver – Tomar consciência da realidade.

Julgar – Confrontar a realidade com o Evangelho.

Agir – Realizar a ação transformadora.

Rever – Avaliar os resultados para criar uma nova ação.

Celebrar – É reconhecer a presença de Deus na caminhada. É recordar conquistas e dificuldades, e ganhar força para novos desafios.


FORMAÇÃO INTEGRAL

 Dimensão da Personalização - (Relação consigo mesmo): é onde a gente responde “quem sou eu?”. É o esforço de tornar-se pessoa, descobrir-se, possuir-se, aceitar-se, trabalhar-se. Tudo isso para que a pessoa se conheça melhor. Essa dimensão exige trabalhar o autoconhecimento, a autocrítica e a autorealização.

 Dimensão da Integração - (Relação com os outros): é a capacidade de descobrir o outro e superar os bloqueios de comunicação para conhecer o outro, gerar afeição e cooperação, confrontar ideias e dons. Nessa dimensão estabelecemos os nossos relacionamentos.

 Dimensão Sócio-Política - (Relação com a sociedade): responde à pergunta “onde estou e o que faço aqui?”. Descobrir o mundo e se fazer sujeito da história, com senso crítico, capacidade de analisar e participar. A conscientização nos leva ao compromisso com a política, com a cidadania, com os direitos humanos, com a defesa da vida, do trabalho, da ecologia e com a participação em outros espaços de atuação.

 Dimensão Teológica - (Relação com Deus): é a caminhada que devemos dar para a educação da nossa fé, as respostas para a nossa existência, nosso destino, nossa mística, nossa vivência sacramental, nossa formação catequética permanente, nosso contato com a Palavra. É perceber o que nos move e nos anima. É sentir a presença de Deus na história.

 Dimensão Metodológica - (Relação com a ação): procura responder ao nosso “como fazer”. É preparar-se para a ação de planejar, executar, revisar, criar, encantar, festejar, seja na vida pessoal, na formação, na participação, na coordenação ou na organização da vida e do trabalho.

“O lugar privilegiado para trabalhar as dimensões da formação integral é o dia a dia do grupo de jovens.”

Nenhum comentário: