segunda-feira, 18 de abril de 2011

pj2

MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011

Enraizados e edificados n’Ele...firmes na fé (Cl. 2,7).

Amados jovens, assessores, padres, religiosos, religiosas e apaixonados pela juventude,

Este ano a Igreja se prepara para celebrar em Madrid – Espanha a XXVI Jornada Mundial da Juventude, sob a iluminação das palavras de São Paulo: Enraizados e edificados n’Ele...firmes na fé (Cl.2,7).

Hoje o nosso Pastor, o Papa Bento XVI, a exemplo de São Paulo, nos convida a refletir sobre a nossa fé. Onde estão plantadas nossas raízes? Quais são as nossas bases? Como estamos edificando as nossas casas? Certamente estas e tantas outras são perguntas que pulsam no coração da juventude. O mesmo coração que aspira por relacionamentos verdadeiros, que sonha com uma família unida, deseja realizar o seu projeto de vida e anseia uma sociedade mais justa e mais fraterna!

Todos nós aspiramos por algo maior, e este desejo faz parte da vida, pois a vida é o próprio Deus! Foi ele quem nos criou... E criou-nos para sermos grande e fazer parte do seu plano. E ser grande inclui realizar os nossos projetos que são frutos do sonho de Deus!

Fazer parte do plano de Deus é aceitar que Jesus Cristo é o único caminho e sem ele estamos nos privando da plenitude e da alegria!!! Hoje e todos os dias somos desafiados a fazer esta profissão de fé, já que a cultura atual tende a excluí-lo da vida da sociedade, deixando-o esquecido, culminando em uma triste negação da fé Cristã.

A falta de bases sólidas, a falta de fé, conduz o ser humano ao caos, a desorientação ao conformismo. O Papa Bento XVI afirma em sua mensagem à juventude, que nós jovens temos o direito de receber dos mais experientes os pontos firmes para a edificação das nossas vidas, afim de que possamos crescer com raízes fortes, tornando-nos uma grande árvore capaz de produzir bons frutos na Igreja e na sociedade.

Jovens!!! Não podemos acreditar naqueles que dizem que não precisamos da Igreja, não podemos nos deixar levar pelo desânimo!! Sejamos corajosos para assumir a nossa fé e de cabeça erguida enfrentar as dificuldades, os problemas, as desilusões e as derrotas com a simplicidade de uma criança e a sabedoria de um ancião!

Em sua mensagem, nosso Papa também lembra a força e exemplo de tantos cristãos que se tornaram testemunhas vivas de fé, foram artífices da paz, promotores da justiça e animadores de um mundo mais humano, aqui citamos o futuro beato Papa João Paulo II, profeta da paz e amante da juventude; Pe. Gisley Azevedo, mártir do nosso tempo, que partiu para junto do Pai há 2 anos, vítima da violência que tanto ajudou a combater; Dom Oscar Romero, pagou com a vida o preço de ser discípulo do crucificado; a também futura beata Irmã Dulce que na sua pequenez e fragilidade não hesitou em exercer a caridade a todos aqueles que encontrou pelo caminho, tornando-se o “Anjo bom do Brasil”. Meus irmãos, minhas irmãs a exemplo destes mártires, homens e mulheres, santos, santas do nosso tempo, queremos convidar a todos para continuar a unir forças na construção da civilização do amor, com a qual tantos sonharam!!!

As Pastorais da Juventude do Brasil convida cada um a abraçar a Campanha contra a violência e o extermínio de jovens, porque a cada dia morrem uma média de 54 jovens vítimas de homicídio no Brasil, e essa é somente uma das formas de violência. A juventude é violentada todos os dias quando falta o primeiro emprego, quando falta o lazer, quando faltam os professores nas escolas, quando não conseguem ingressar na universidade pública porque precisam trabalhar, quando não ingressam na universidade particular porque não podem pagar, quando falta o transporte, quando falta o interesse da família, quando faltam políticas públicas que ofereçam alternativas para acabar com a cultura da morte e da violência.

Vamos lá juventude! Não esmoreçamos, a Igreja precisa de nós! Vamos mostrar ao mundo que Jesus Cristo não é um bem só para nós! Ele é nosso bem mais precioso para ser partilhado com os outros! O povo de Deus põe em nós a sua esperança! Vamos com nossa ousadia, com nossa alegria, como nosso dinamismo mostrar ao mundo que o rosto de Deus é jovem também! Vamos mostrar que esta cruz que levamos no peito não é só de dor, ela muito mais é feita de amor! Amor por aquele que nela se entregou por nós! E nós nesta caminhada mais uma vez queremos renovar nosso compromisso com o reino proclamando que Jesus Cristo é o nosso Rei, estando enraizados e edificados n’Ele continuaremos a sua missão fortes na fé e firmes na caminhada!

Chega de violência e extermínio de jovens!!! Viva a vida!!! Viva a juventude!!!

Jaqueline Daiane

Assessora da Pastoral da Juventude

Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Juventude

Arquidiocese de São Salvador

Nenhum comentário: