segunda-feira, 12 de março de 2012

Símbolo da Pastoral da Juventude

A marca de uma organização resume valore e potencialidades, no caso da Pastoral da Juventude, a sua identidade diz muito da proposta de sua existência e é também, um símbolo repleto de inspiração pelo que representa há mais de três décadas e que motiva os grupos de jovens ao perceberem que fazem parte de uma organização mais ampla.
O símbolo apresenta uma cruz estilizada, como se ela estivesse deitada no chão, servindo de estrada, um caminho, rumo à "Civilização do Amor", tão citada em nossos documentos e proferida pelo saudoso Papa Paulo VI para os jovens de todo planeta.
A sigla PJ, dentro do caminho, nos remete para a necessidade de estar inserido na vida do jovem, nos lugares vitais, caminhar nas bases, com os grupos de jovens organizados nas comunidades eclesiais.
A cor vermelha do nosso simbolo é a cor da paixão, do amor, da responsabilidade e da luta. Paixão e amor pelo novo, pelo protagonismo juvenil, pela utopia. Quando realmente estamos apaixonados, a gente respeita, cuida e ama.
Enfim, amar nos leva à Civilização do Amor, a sermos construtores do Reino de Deus remetendo-nos à responsabilidade, ao cuidado, ao respeito, à luta pela justiça, por uma vida digna e por condições básicas para todos.
O círculo em volta é a forma perfeita, em que todos são iguais têm a mesma importância. É a forma usada nas reuniões de grupos, que não deixa ninguém de fora, em que todos se olham, todos tem voz e vez.
Além do nome da instituição, é também utilizada a inscrição CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), pelo fato de a PJ estar inserida, organicamente, à igreja do Brasil e seu episcopado.

Nenhum comentário: