domingo, 1 de abril de 2012

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI - XXVII Dia Mundial da Juventude 2012



"Regozijai-vos sempre no Senhor!" (Fl 4,4)
Queridos jovens:
Estou feliz por dirigir a vocês mais uma vez, por ocasião do 27ª Dia Mundial da Juventude. A memória do nosso encontro em Madrid, permanece perto de meu coração. “Dou graças a Deus por todos os frutos que surgiram desse evento, frutos, que certamente está sendo multiplicado para os jovens e suas comunidades”. Agora nós estamos olhando para frente, a nossa próxima reunião no Rio de Janeiro em 2013, cujo tema será: ”Ide e fazei discípulos de todas as nações!" (cf. Mt 28:19).
O tema deste ano do Dia Mundial da Juventude nos dá a exortação da Carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses: "Alegrai-vos sempre no Senhor!" (4,4). A Alegria é um elemento central da experiência cristã. Podemos ver a força de atração que ela tem: em um mundo muitas vezes marcado por tristeza e ansiedade, a alegria é um testemunho importante para a beleza e confiabilidade da fé cristã. A vocação da Igreja é trazer alegria para o mundo, uma alegria verdadeira e duradoura. No atual contexto, muitos jovens ao seu redor têm uma enorme necessidade de sentir que a mensagem cristã é de alegria e esperança.
Se olharmos com cuidado, há muitas razões para a alegria: os belos momentos da vida em família, a amizade partilhada, a oportunidade de expressar e se sentir compreendido, o sentimento de ser útil aos outros. Mas a cada dia há tantas dificuldades que estão em nossos corações, temos tantas preocupações sobre o futuro, podemos nos perguntar se a alegria plena e duradoura, a que aspiramos é talvez uma ilusão e uma fuga da realidade. A busca da alegria pode seguir vários caminhos, e algumas delas acabam por ser enganadoras, se não perigosas. Como podemos distinguir as coisas que dão alegria verdadeira e duradoura dos prazeres imediatos e ilusório?
O amor infinito de Deus por cada um de nós se manifesta plenamente em Jesus Cristo. Nele está a alegria que buscamos. A liturgia em particular, é o lugar por excelência onde a alegria é evidente que a Igreja recebe do Senhor e transmite para o mundo. Este é um momento muito importante para todos os discípulos do Senhor, porque seu sacrifício de amor se faz presente. Domingo é o dia quando encontramos o Cristo ressuscitado, escutar a sua palavra, e são alimentados por seu corpo e sangue.
Queridos jovens não tenham medo, se Cristo está chamando você para a vida religiosa, monástica ou missionária ou para o sacerdócio. Tenha certeza de que ele enche de alegria todos aqueles que responderem ao seu convite a deixar tudo para estar com ele e dedicar-se com coração indiviso ao serviço dos outros. Da mesma forma, Deus dá grande alegria aos homens e mulheres que se entregam totalmente um ao outro no casamento, a fim de construir uma família e serem sinais do amor de Cristo para a Igreja.
Nossa cultura atual, muitas vezes sob pressões nos faz buscar objetivos imediatos, conquistas e prazeres. Ela estimula a inconstância mais de trabalho, perseverança e fidelidade dura para compromissos. As mensagens que ela envia empurrar uma mentalidade consumista e promessa de felicidade falsa. A qual tem empurrado nossos jovens a um grande abismo, é só pegarmos os nossos jornais e veremos sangues, se ligarmos nossa TV vemos sangue, se escutarmos nossa radio ouvimos sangue, é preciso lutar contra toda essa forma de destruição e genocídio da vida de nossos jovens, que encontramos muitas vexes o seu corpo tombado no chão. Com as balas que anunciam ser perdidas, mais que são encontradas no corpo dos nossos jovens negros e de periferia. Gerando assim um grande numero de violência em torno da vida da nossa juventude.
Caros amigos, em conclusão, eu gostaria de encorajá-lo a ser missionários da alegria. Você não pode ser feliz se os outros não são. Portanto, devemos compartilhar a alegria. Vá e diga a outros jovens sobre sua alegria em encontrar o precioso tesouro que é o próprio Jesus. Não podemos guardar para nós a alegria da fé, para que possa permanecer em nós, temos que passar.
Que a querida mãe e padroeira do Brasil, N. Sra. Aparecida vos acompanhe neste caminho. Ela que na festa de Caná percebeu que a falta do vinho poderia trazer aquele espaço de alegria o sentimento de tristeza, que ela mesmo não nos permita faltar o Vinho da Alegria e do Amor para com o nosso próximo.
Vaticano, 15 mar 2012
BENEDICTUS PP. XVI

Nenhum comentário: