segunda-feira, 23 de julho de 2012

Marcos 6, 30-34


— O Senhor esteja convosco
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.
31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.
32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Esta palavra vem alimentar exatamente o que nossa página "A voz do Pastor" propõe. É uma passagem relativamente pequena, mas que completa uma liturgia belíssima, deste 16º domingo comum. O Bom Pastor deixa 99 ovelhas para buscar a única 100ª ovelha perdida. E quantas vezes, nós, agentes pastorais, largamos tudo o que estamos fazendo para tentarmos resgatar um irmão? Vamos buscar os jovens que estão deixando o evangelho de lado, para somente atender ao que as mídias impõem. O extermínio dos jovens é iminente nas Paróquias de nossa Arquidiocese. Porém, a primeira leitura (Jeremias 23, 1-6) cabe perfeitamente em nossa reflexão: "Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor" - Jr 23, 1. E o Salmo, 22; canta "Tu és, Senhor, o Bom Pastor; por isso nada em minha vida faltará".
A Pastoral da Juventude, com sua opção preferencial pelos Pobres e pelos Jovens, tem como grande objetivo construir o Reino de Deus. E para isso, meus irmãos, é necessário que nenhuma ovelha se perca; que nenhum jovem esteja longe do evangelho; "que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte", já diz Pe. Zezinho.
Todos podemos perceber as dificuldades que o povo de nossa Arquidiocese passa. Ônibus lotados todos os dias, nossas cidades estão mal cuidadas; as periferias crescem; o Metrô de Salvador não anda; as escolas estão paradas há 100 dias, as Universidades Federais estão paradas há mais de 50 dias. E como podemos continuar firmes na Fé? Eu digo, irmãos; que nada é mais amável, aos olhos de Deus, do que as pessoas que sofrem por si, mas que se doam pelos outros. Deus não quer que haja sofrimento, mas se há e nós suportamos, sem que nossa missão seja prejudicada; estaremos nos tornando verdadeiros cristãos. O próprio Jesus disse: Quem salvar a alma do seu irmão, ajudará a salvar a sua.
É por isso que somos e fazemos Pastoral da Juventude.

Axé, Aleluia, Amém, Auerê.

Nenhum comentário: