quinta-feira, 12 de julho de 2012

Marcos 6, 7-13


Domingo, 15 de Julho de 2012 
15º Domingo Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 
8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 
10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles”. 
12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.





Logo no início de sua missão, ao chamar seus 12 apóstolos, Jesus envia-os para que divulguem que o tempo está próximo. Isso mostra que, mesmo na presença do Senhor, não devemos apenas pensar em nós. Mesmo estando recebendo a graça, devemos estar atentos aos que estão ao nosso redor. Assim devemos agir: desde o início do grupo jovem, chamarmos outros jovens, darmos testemunho aos que chegam, devemos estar alertas desde o início. E foi isso que os apóstolos fizeram.
Então, após sua ressurreição, Jesus nos visita, para confirmar tudo o que ensinou, tudo o que fez em vida terrena. "Estando os discípulos reunidos, Ele entrou, pôs-se no meio deles e disse 'A Paz esteja convosco'". É com essa Paz que devemos nos sentir, sempre que estivermos reunidos em nome do Senhor. No Evangelho desse 15º Domingo Comum, dia em que a Arquidiocese de São Salvador da Bahia realizará a Jornada de Espiritualidade Jovem, a passagem não poderia ser melhor; não poderia ser mais significativa do que o envio que Jesus nos dá: a missão de ir por esse mundão, pregando a palavra e as ações que Jesus falou, fez e nos deixou. Não poderia ser num dia melhor; o lançamento da Jornada Mundial da Juventude em nossa Arquidiocese, um acontecimento em nossa Igreja, que vem chamar todos os jovens católicos para olharem ao seu redor e perceberem o que nossos jovens estão vivendo, o que estão fazendo, como estão fazendo e porquê. É nesse envio, "dois a dois", Jovem evangelizando Jovem, Jovem cuidando dos outros Jovens, Jovens amando todos os outros Jovens, que devemos seguir em busca dos nossos sonhos PJoteiros, em busca da construção de uma sociedade mais igual, onde todos possam acordar sabendo que terão comida na mesa, escola para aprender, professor para ensinar, um amigo verdadeiro para conversar, para expor seus anseios, seus problemas. É nessa civilização que viveremos com sorrisos verdadeiros estampados nos nossos rostos, onde não haverá medo de ser feliz.
É nesse envio, que partimos para a realidade das nossas comunidades, das nossas paróquias. É ma luta do dia-a-dia que podemos ser luz do mundo e sal da Terra, como o próprio Mestre nos pediu. É compartilhando histórias, é vivenciando as diferenças, as escolhas, os sonhos; que poderemos evangelizar a todos. É no testemunho, nas atitudes individuais, nas ações comunitárias; que construiremos a verdadeira morada de Deus, em nosso solo, em nossos corações.
Que a Paz inquieta e criativa esteja com todos nós!

Nenhum comentário: