quinta-feira, 22 de setembro de 2016

CARTA DE ORIENTAÇÃO DO PRÉ CRISJOVEM

“Na terra tem tempo pra se plantar /  Na beleza da terra o fruto a flor...”
(Fulô de Mandacarú)

Salvador, 21 de Setembro de 2016

Queridos/as companheiros/as,

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, todo ano em preparação para o CRISJOVEM, realiza o PRÉ CRISJOVEM, esse evento é realizado nas diversas Paróquias da Arquidiocese e tem como objetivo principal motivar e preparar os/as jovens para participar do evento a partir da reflexão do tema.
O 44° CRISJOVEM trás como tema: “Juventude e o cuidado com a casa comum”, oferecemos então um roteiro com três encontros para serem realizados nos grupos de jovens refletindo as ações de descuidos HUMANOS (provocando uma invisibilidade das pessoas que estão as margens da sociedade); AMBIENTAL (trazendo resultados trágicos em toda a natureza) e SOCIAL (que torna natural as práticas de violências, machismos, homofobia, cultura de estupro e tantos outros que marginaliza e exclui as pessoas).
O roteiro do Pré-Crisjovem 2016, conta com três encontros (clique aqui para acessa o roteiro):
·         1° Encontro: RODA DE CONVERSA, busca refletir a temática oferecendo um bate-papo sobre o tema com os/as jovens. É preciso, portanto, que as lideranças tome posse do material e estude o mesmo para seguir os passos orientados.
·         2° Encontro: Ofício divino da Juventude favorece um momento de oração e reflexão da temática de forma orante e celebrativa. O ofício é uma adaptação do ofício divino da juventude e das comunidades.
·         3° Encontro: Sessão Fílmica, oferecemos alguns vídeos e filmes, propondo uma reflexão e análise de maneira lúdica da temática do evento, proporcionando ainda um tempo para discussão e partilha do filme. Apresentamos ainda algumas perguntas, mas deixamos em aberto para que sejam construída outras, mas tendo o cuidado de não se afastar da proposta apresentada.
O relatório é um subsídio tem o objetivo de auxiliar os/as coordenadores/as no processo de preparação para o 44° CRISJOVEM, ele pode e deve ser adaptado a realidade de cada grupo.

Atenciosamente,

Equipe de Formação do 44° CRISJOVEM
Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude
Assessoria Arquidiocesana da Pastoral da Juventude
Assistentes Eclesiásticos da Pastoral da Juventude


Obs: A equipe de Formação encontra-se a disposição para as orientações e informações necessárias, para tanto as pessoas de contato são: Bruno Conceição (071) 991352127; Junior Mascarenhas (071)999924026; Silvia (077)981256330 e Ir. Pedro (071) 992702854.

Nenhum comentário: